15 abril, 2009

Alterwords

Tive o privilégio de ser incluído, através da publicação de dois poemas, no terceiro número de uma nova revista literária on-line, a Alterwords, um projecto de periodicidade mensal e download gratuito.
A Alterwords chamou-me a atenção desde logo por ser um projecto co-gerido por uma das vozes que mais gosto de "ouver" escritas na blogosfera: a da
Carla Ribeiro. Mas mais importante do que isso, veio a chamar-me a atenção pelo que afirma no seu curto manifesto, se assim o poderemos chamar: "A AlterWords quer elogiar a literatura porque a literatura não é lixo". Não tenho a veleidade nem a prepotência de discutir aqui ou seja onde for se aquilo que escrevo é literatura ou sequer se tem algum valor, pois, sendo honesto comigo próprio, tenho de reconhecer que não é a mim que compete essa decisão (just for the record, concordo, se não na sua totalidade, pelo menos com a maioria dos postulados teoréticos da chamada Estética da Recepção); essa decisão só poderá ter como juízes o Leitor e o Tempo. Mas de qualquer forma, porque é como lixo que muitas vezes a arte é tratada, inclusivamente por muitos dos artistas contemporâneos, e porque em tempos de crise a cultura tende a ser posta no baú numa espécie de hibernação, resolvi contactar os responsáveis da Alterwords, para oferecer o meu parco mas honesto contributo no seu projecto. Assim, e porque escrever é, para mim, uma função fisiológica como comer, beber, dormir, etc., porque não participar nos primeiros passos deste novo projecto? Enviei 3 poemas à Carla, dos quais 2 foram publicados, facto pelo qual agradeço desde já a simpatia.
Fica então a recomendação da leitura da Alterwords, projecto de Carla Ribeiro e Bruno Pereira, e segue-se um dos 2 poemas saídos, intitulado Obituário. O outro, Amanhã Chovi, foi publicado logo nos primeiros tempos do Amendual e pode ser (re)lido aqui. Boas leituras!


P.S.: aqui ficam os links para os dois números anteriores da revista - Alterwords n.º 1 e Alterwords n.º 2.